História e Perfil

cuidamos com carinho de quem amamos

Histórico

A Instituição Hospital Nossa Senhora da Saúde, pessoa jurídica de direito privado, foi fundada em 12 de maio de 1943, sendo uma entidade filantrópica, inscrita no CNPJ sob o número 81.161.697/0001-84 e no CNES - Conselho Nacional de Estabelecimento de Saúde sob o número 2781816.

 

O terreno onde o Hospital Nossa Senhora da Saúde está instalado foi doado pelas famílias dos Senhores Paulino da Cunha França e sua esposa Ana Ribeiro de Carvalho, e Joaquim Ribeiro Mendes e sua esposa Maria Ribeiro de Carvalho à Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Platina com o objetivo de construir o hospital.

 

O primeiro Provedor nomeado para o Hospital Nossa Senhora da Saúde foi o Senhor José Domingos Marcondes de Carvalho.

Conforme o estatuto do Hospital Nossa Senhora da Saúde, os órgãos de administração do hospital são: o Conselho de Administração, a Diretoria, o Conselho Fiscal e a Administração.

 

O hospital possui 102 leitos, distribuídos em quatro clínicas nomeadas: clínica médica, clínica cirúrgica, clínica obstétrica e clínica pediátrica, sendo que 69 leitos estão disponíveis para atendimentos pelo SUS.

 

O Hospital é resultado dos esforços do Corpo Hospitalar, composto por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, bioquímicos, funcionários dos serviços de apoio e terceirizados, que se unem para oferecer aos pacientes serviços de atenção à saúde. Conta com 125 funcionários em diversas funções, incluindo 67 médicos que abrangem 28 especialidades, além de 2 cirurgiões dentistas/buco-maxilo. O Corpo Clínico é organizado na modalidade de "Corpo Clínico Aberto Disciplinado".

 

O hospital é um complexo que oferece serviços de atenção à saúde de média complexidade, com unidades integradas e referenciadas, como o Instituto do Rim para atendimento em Hemodiálise, e o Pronto Socorro Municipal, que lida com urgências e emergências, sendo a principal porta de entrada para internações no HNSS, especialmente para os conveniados ao SUS.

 

O Complexo atende um número considerável de pacientes na região: 4.670 pacientes/ano, conforme o relatório de atendimentos de 2018. A população atendida provém do município de Santo Antônio da Platina, com aproximadamente 50.000 habitantes, e dos 23 municípios da região que compõem a Amunorpi.

 

O Hospital Nossa Senhora da Saúde mantém convênio com o SUS, superando 70% dos atendimentos no ano, além de atender outros planos de saúde e oferecer atendimentos particulares.

 

As fontes de recursos para suas atividades incluem a prestação de serviços ao SUS, planos de saúde, atendimentos particulares, Programas Hospsus e Nota Paraná, bem como recursos provenientes de subvenções e doações.

 

O hospital desempenha um papel complementar ao Estado, atuando na função de atendimento à saúde garantida constitucionalmente, e tem sido um guardião da vida para os menos favorecidos.